Crónicas de Pata Larga: Saga das Personalidades - Tio Rolha Queimada

 


Cá estou eu mais uma vez com uma nova crónica. Aproveito desde já para aumentar o "acirramento" ao Manel Garganta que me fudeu bem com a sua nova parceria com o Dr. Zeca Nespereira. Mas ele que não pense que se vai ficar a rir muito tempo com aquela cremalheira toda fudida, de ter duas sagas de crónicas e e eu só uma. Já se me está a magicar cá umas ideias para le responder a altura. Mas adiente não foi isso que me trouxe aqui hoje.

Nesta minha nova crónica vou falar de uma individualidade de Corno Manso que se erradicou em Casco de Rolha faz muitos anos. Estou a falar de Tio Rolha Queimada também chamado por alguns de Tio Rolha Preta.

Tio Rolha Queimada nasceu em Corno Manso. Desde novo que enveredou pela condução de tratores, tornando-se até piloto em corridas de tratores. Paralelamente a esta veia de piloto de tratores "veio-se-lhe" ao de cima a sua veia de arruaceiro e começou a "armar a puta" nas ruas de Corno Manso e arredores. Posto isto os habitantes de Corno Manso "ajuntaram-se" para lhe "enxertar a broa". Quando se viu apertado decidiu fugir e exilar-se em Casco de Rolha onde conheceu Zé Zundapp no Café Tasco Sobe & Desce.

Aquando em 1974 Zé Zundapp decide criar o Gang das Zundapps convida Tio Rolha Preta para a gestão de topo atribuindo-lhe o cargo de Tesoureiro Zundappeiro. Tio Rolha Queimada geria todo o "graveto" do gang para motos, peças, tainadas, atividades, etc. 

Em 2024 com a idade já um pouco avançada ja com 72 anos de idade renuncia ao seu cargo no gang após anos a fugir do Piquete de Caça à Multa da Moina Nacional de Casco de Rolha na sua mítica Zundapp 500 Marisco GSI.

Atualmente vive uma vida tranquila em Casco de Rolha dedicando-se à pesca e voltou à sua origem condução de tratores mas agora sem as maluqueiras de antigamente só para or até ão Café Tasco Sobe & Desce malhar umas copadas.

Sem comentários: