Crónicas do Manel Garganta - Vida de Padre Antone, um Padre só de Alcunha

Ao fim de muito tempo, após ter abandonado a escrita e me ter dedicado mais ao "gesso", voltei a escrever uma crónica, desta vez sobre uma personalidade muito religiosa de Casco de Rolha apelidado por muito de "santaneiro". 
Padre Antone é muito devoto das causas santas e muito comprometido com as causas da igreja. Padre Antone exerce funções de Técnico Auxiliar de Serviços Religiosos e de Ajudante do Sr. Abade, Maioral da Real Confraria de Nossa Senhora dos Tremoços, Ministro da Comunhão e membro do Coro de Casco de Rolha.
Padre Antone passa a sua vida numa fona para conseguir dar saída a todas as suas actividades religiosas. Eis o seu programa de festas.
  • Segunda a Sexta - Vai à missa a Casco de Rolha rezar o terço com a sua patroa
  • Sábado - Vai à missa a Corno Manso puxar dos galões de Ministro da Comunhão na missa das 5 horas, vem na estona para estar na missa das 6 horas de Casco de Rolha para fazer parte do Coro de Casco de Rolha, no fim vai noutra fona para estar com a Real Confraria de Nossa Senhora dos Tremoços na Capela de Nossa Senhora dos Tremoços;
  • Domingo - Vai à missa às 7 horas da manhã a Corno Manso, vem pela missa das 8 horas da manha na Capela de Nossa Senhora dos Tremoços, no fim vai numa fona levar a patroa à missa das 9 na Igreja de Casco de Rolha, para estar as 10h na Missa da Capela de Sant'Antone dos Caçarretas e vem a abrir para dar a comunhão e cantar na missa das 11 na Sé Catedral de Casco de Rolha. Vai ainda à missa as 19 horas da tarde a Vila Nova de Santa Pinga.
Segundo alguns este um dia será beatificado e será santo sob o nome de Sant'Antone de Papa Hóstias. É um verdadeiro aficionado das actividades religiosas no domínio da Missa.

Comentários