Festejos do 10 de Junho em Casco de Rolha

Decorreu "perente" a manhã do dia 10 de Junho, Dia de Portugal, do Mirolho e das Comunidades Portugas, as cerimónias de comemoração do respectivo dia referido. Nas respectivas comemorações estiveram presentes todas as autoridades freguesias, forças militares e moinaciais. Os festejamentos começaram com António Pina Balente digníssimo presidente da junta de Casco de Rolha a arrotar postas de pescada sobre a data.
Após o arrotamento das ditas postas de pescada seguiu-se o desfile militar e moinacial. A abrir caminho iam as carrinhas de caça fantasmas da Moina de Intervenção, seguidas do Grupo de Operações Especiais (GOE) e Grupo de Operações Especiais de Defesa de Farpas Radioactivas (GOEDFR), Moina de Intervenção, Corpo de Segurança Pessoal e Moina Que Leva no Focinho. De seguida seguiram-se os blindados das Tropas Especiais e Temporais com guarda de honra de Tropas Comando e Tropas Pára-Quedistas. Na posição de carro vaçoura, a Companhia de Fuzileiros, Marinha de Rega e meia dúzia de gatos pingados do Destacamento de Pingas Especiais (DPE) do Corpo de Fuzileiros da Marinha de Rega.
A segurança estive a cargo do Caça Zundapp RS18 das Tropas Especiais e Temporais e da Companhia de Rolas Comando no ar. A Ribeira de Casco tive patrulhada por duas lanchas lentas da Marinha de Rega de Casco de Rolha tripuladas por Fuzileiros da Marinha de Rega e Tropas Comando.
Seguidamente à parada militar seguiu-se uma demonstração de força com desembarque amfibio na Ribeira de Casco da Companhia de Fuzileiros da Marinha de Rega e saltos de tropas pára-quedistas com pára-quedas roto.
Registou-se alguns protestos de um pequeno grupo de casco rolhenses armados de caçadeiras com lança ovos podres contra António Pina Balente. Os indignados protestavam contra os excessos do presidente da junta em obras que segundo eles não contribui em nada para a felicidade dos casco rolhenses. Estes mal começaram a fazer "basqueiro" foram surpreendidos por elementos da Moina de Intervenção à paisana que começaram a casccar forte e mente com os seus amansa guapos e caçadeiras de dez cartuchos visto ter sido "infequetuada" uma cartuchada no ar dos pulmões de um elemento das forças moinaciais, deslocando-se de imediato ao local Sadam "O Cangalheiro" para vestir o respectivo fato de pinho. Não foi necessário pois não foi conseguido o respectivo arrefecimento do céu da boca do individuo em questão.
Após este pequeno incidente e aplicação de correctivo tudo voltou ao normal. Segundo alguns casco rolhenses se nas festividades da aldeia não cair molho nem haja purrada não têm piada nenhuma.

Comentários