Crónicas de Casco de Rolha - Aeroporto Internacional de Casco de Rolha

 


Aí está o que é ninguém se pode rir! Prometido é devido! Cá estou eu de volta à carga no acirramento a Pata Larga com a minha nova saga de crónicas em dupla com o Dr. Zeca Nespereira. O Dr. Zeca Nespereira esteve em retiro na Tasca do Tino a recolher e a fermentar as informações para esta crónica. Ao contrário do que foi anunciado em primeira mão pela minha pessoa, esta saga vai começar com património moderno e não histórico. Bem é só uma forma de dar mais gozo à Pata Larga ao trocar-lhe as voltas. Mas pronto vou anunciar que esta crónica é sobre o Aeroporto Internacional de Casco de Rolha. 

A construção deste aeroporto nasce de uma ideia iluminada na moleirinha de António Pina Balente antigo presidente da junta de Casco de Rolha. Corria o ano de 2005 quando começaram os projetos do dito aeroporto. As obras iniciam-se no ano seguinte sendo concluidas a tempo de serem inauguradas antes do Natal de 2010. 

Esta obra, foi a obra de maior envergadura alguma vez feita em Casco de Rolha e arredores. O seu custo foi orçamentado em 100 milhões de euros, coisa pouca para a Junta de Casco de Rolha. Deste valor apenas 40 milhões de euros foram da responsabilidade da Junta de Casco de Rolha, o restante foi conseguido com apoios do estado e fundos europeus. 

Com tanto graveto a andar perente as contas da junta, António Pina Balente não perde tempo em meter umas lecas ao bolso. Que diferença faz uns "miles" de euros numa obra de milhões.

Em 2017 já na era da República Nasseira dos Estados Unidos de Casco de Rolha iniciam-se as obras de aumento da pista existente, construção de nova pista e transformação de parte para Base Aérea da Força Aérea de Casco de Rolha. As obras de aumento ficam concluídas em 2020.

Os pontos mais altos vividos neste aeroporto foi a aterragem de sua Santidade o Papa Bento XVI em 2010 e de chanceler alemã Angela Merkel em 2012 nas suas visitas a Casco de Rolha.

Por fim para finalizar em conclusão axo que esta minha parceria com o Dr. Zeca Nespereira vai ser um estouro contra a Pata Larga. Até se le bai arregaçar as bestinhas a ler isto! Eheheh! Beijos às primas e até à proxima crónica do Manel Garganta ou de Casco de Rolha. Eheheh!


Sem comentários: