Crónicas de Casco de Rolha - Igreja Matriz de Casco de Rolha

   


   Aí está o que é ninguém se pode rir! Mais uma semana mais uma farpa à pata larga mais uma crónica sem respostas. Estas últimas crónicas devem ter deixado a Pata Larga mesmo "descolhoada" de todo pois ninguém la vê por aí nem dá sinais de vida nas suas "famosas" crónicas sobre "indebidualedades" de fora de Casco de Rolha. Mas deixemo-nos de acirramentos e vamos ao que interessa.

    Esta nova crónica da minha parceria com o Dr. Zeca Nespereira vai-nos falar sobre um monumento religioso de Casco de Rolha. Após a crónica sobre o Mosteiro de São Cricalho trago-vos agora uma crónica sobre a Igreja Matriz de Casco de Rolha.

    Como de costume o meu comparsa o Dr. Zeca Nespereira esteve de retiro na Tasca do Tino para meditação e recolha de informações. Após a sua recolha passou-as para a minha pessoa pa eu botar cá pra fora esta crónica.

    Segundo informações recolhidas pelo Dr. Zeca Nespereira a Igreja Matriz de Casco de Rolha foi construída no Século XII e está atribuída a sua construção ao Primeiro Visconde de Casco de Rolha D. Farpas Moutinho. As suas obras iniciam "perente" o ano de 1158 e terminam em 1160. Foi construída no local onde existiu a Mesquita de Casco de Rolha durante a ocupação Muçulmana. 

    Atualmente a sua localização situa-se quase em frente à "Agência de Viagens em Fato de Pinho" de Sadam "O Cangalheiro" e ao McNassa. Pode ainda considerar-se junto da encosta do Monte de Nossa Senhora dos Tremoços. 

    Nela era celebrada missa todos os domingos "perente" as sete horas da matina e onze horas da matina pelo saudoso Padre Venâncio da Eira. Atualmente é lá celebrada a missa "perente" as onze horas da matina todos os domingos e dias santo pelo Cardeal Aniceto Cornélio.

    O seu interior detém alguns altares de talha dourada restaurados no século XVII por iniciativa do 21.º Visconde de Casco de Rolha, D. Carmelindo de Parajá.

    E assim termino mais uma das minhas crónicas com o habitual "Beijos às primas! E calma que o pai já vai. Ehehehe! Fui!

Sem comentários: