Rescaldo das Comemorações do Dia da Fundação de Casco de Rolha

E foi por volta das quinhentas que terminou ontem, aliás já foi hoje, as grandiosas festividades da comemoração da Fundação de Casco de Rolha.
Na cerimónia de abertura com salvas de caçadeira quase que houveram mortos e feridos pois Tio Manel do Kubota com a sua caçadeira de dez cartuchos quase arrefecia o céu da boca a um mote de casco rolhenses sem querer. Ia ter bastante lucro Sadam o Cangalheiro vendendo logo ali uma catruzada de conjuntos de quatro tábuas, os chamados estojos de pinho.
No concurso de caça ao gambozino e à xiola houveram dois acidentados a lamentar. Sendo eles Toni das Camionetes que andava disfarçado de Pito D'Almanaque e levou um raso nas bordas do dito cujo dum tiro de carabina atirado pelo campeão freguesial de caça ao gambozino. O outro acidentado foi um moço que ia a passar de motorizada nas imediações da caçada. De realçar ainda que Se Manel das Bicas conseguiu caçar uma xiola gigante e dois gambozinos pata negra.
A destacar o jantar convívio no McNassa com o já tradicional discurso do Tio Xico. Passemos a citar o discurso na integra de tal individualidade: "Excelentíssimo Sr. Presidente da Junta António Pina Balente, excelentíssimo General Biclas, Caro Visconde de Casco de Rolha, Reverendo Padre Venâncio da Eira que me dá a hóstia todas as missas, caros casco rolhenses de gema de raiz  familiares, amigos e moças boas presentes. Mais um ano, mais uma vez o McNassa na minha pessoa abre os cordões à bolsa e proporciona uma comezaina e nassa em comum. Desde de mil nove e oitentas que ofereço esta taina a todos os casco rolhenses como forma de agradecimento à divulgação do McNassa. Aproveito para recordar algumas tainas passadas. Em mil nove e noventas e tais em que tava na mesa eu o Sr. Presidente da Junta e o Padre Venâncio da Eira, apanhamos uma nassa. Até o padre já queria cantar o hino nacional em cuecas. Amém hoje comemos e amanhã também. E o pai já vai".
O Tremoços Pikes Peak "indeção" especial Casco de Rolha contou com a participação da "Benere" de Sarrazolas que deu alto show. Esta "indeção" foi ganha pela própria "Benere" que deu "arreio" a Se Manel da Bicas.
No que toca ao Torneio de Sueca Tasca Lopes houve zaragatas entre algumas duplas presentes, saindo vitoriosa a dupla Se Manel das Bicas e Tio Xico.
As festividades terminaram com uma churrascada.

Comentários