Casco Rolhense Língua Oficial de Casco de Rolha

Nesta passada semana que está a acabar de passar, António Pina Balente em reunião ultra-extraordinária com o Secretário Freguesial dos Assuntos Freguesiais no Café Tasco Sobe & Desce decidiu ordenar o Casco Rolhense língua oficial em Casco de Rolha, substituindo a Língua Portuguesa para segunda língua oficial. A ideia nasceu quando estas duas individualidades estavam a comer um pires de caracóis acompanhados de uma bejeca a estalar.
António Pina Balente digníssimo presidente da junta de Casco de Rolha com inícios de uma gipose aguda provocada pelas sucessivas bejecas encharcadas, começou a falar Casco Rolhense uma língua muito antiga falada por antepassados seus casco rolhenses e lembrou-se voltar a por como língua oficial de Casco de Rolha o respectivo Casco Rolhense.
O Casco Rolhense é uma lingua muito antiga dos tempos da fundação de Casco de Rolha. A sua origem é atribuida ao Segundo Visconde de Casco de Rolha. Ele começou a falar esta espécie de dialecto "perente" os seus familiares e chegados e logo se estendeu à restante comunidade freguesial. Este era usado como código para poderem falarem à vontade sem problemas de infiltrações inimigas nas Terras de Casco. Resumindo os inimigos de Casco de Rolha não percebiam um caralho do que os casco rolhense falavam, nem o deles.
O dialecto tem como base a respectiva Língua Portuguesa, país onde fica Casco de Rolha e mete ao barulho uma mistura de Língua Castelhana. Como é uma língua muito antiga ao longo dos tempos com o passar de geração em geração foi acrescentando frases e termos técnicos de ilustres caco rolhenses.
Passemos a citar o iluminado com tal ideia: "Caros casco rolhenses, estimados amigos, digníssimos sócios da Nassa. Estava ali no tasco da Tia Maria Badalhoca a malhar umas bejecas e a mamar uns caracóis e lembrei-me falar Casco Rolhense que me ensinou a minha avó, mãe da minha velha. Coisa e tal falei com o meu número dois que também estava comigo lá em tainada e resolvi tornar o Casco Rolhense língua oficial de Casco de Rolha. Vai ser armandado fazer um dicionário de Casco Rolhense/Português para ser ensinado perente as escolas de Casco de Rolha".

Comentários