Reforma Religiosa em Casco de Rolha

Após o arrefecimento do céu da boca do saudoso Padre Venâncio da Eira a igreja Católica decidiu realizar uma reorganização religiosa para os lados de Casco de Rolha. Nomeou imediatamente Aniceto Cornélio pároco de Corno Manso, pároco de Casco de Rolha. Com esta nomeação adquire também o título de Arcipreste do arciprestado de Casco de Rolha título que era de Padre Venâncio da Eira.
Mas o acumular de funções de Aniceto Cornélio não terminou por aqui. Foi decidido ainda a criação de uma nova diocese com sede em Casco de Rolha que engloba os concelhos de Casco de Rolha, Vila Nova de Santa Pinga, Casais de Baixo, Casais de Cima, Caralhais, Quinto do Caralho Mais Novo e Quinto do Caralho Mais Velho. Aniceto Cornélio vai ser promovido a Bispo comandando a diocese de Casco de Rolha.
Caso de Rolha vai ser um forte pólo religioso com a Nossa Senhora dos Tremoços, São Cricalho, São Gipado, Santa das Castanhadas e Sant'Antone dos Caçarretas.
Foi ainda anunciado que vai ser aprovado brevemente o projecto para a construção da Sé Catedral de Casco de Rolha. Para tal vai ser "infequetuado" um respectivo peditório por toda a diocese de Casco de Rolha e usada parte da fortuna deixada por Padre Venâncio da Eira a uma das filhas de Zé do Talho.

Comentários