Crónicas do Manel Garganta - A Origem da Freguesia da Fisgada

Passado muito tempo e um outro tanto quanto, estou de volta à carga. Desta vez a crónica vai ser uma espécie de aula de história sobre a Freguesia de Fisgada que agora é um dos três estados membros da República da Testeira e Cricas de Regaladas.
A origem da Freguesia da Fisgada já vem do tempo da criação do Viscondado de Casco de Rolha por D. Afonso Henriques. À data da criação do Viscondado de Casco de Rolha existia entre Vilar de Castanhadas e Testeira uma pequena povoação conhecida por Aldeia de Fisga de Cutelo.
Dado ser tão pequena foi decidido que seria anexada à Aldeia de São Cascolino do Morniço que fazia fronteira a norte. Com esta união, as duas aldeias juntas passam a chamar-se Fisgada.
A Freguesia de Fisgada manteve-se no Viscondado de Casco de Rolha até à reorganização administrativa provocada pela Revolução Liberal. Com a desintegração do Viscondado de Casco de Rolha nos concelhos de Vila Nova de Santa Pinga, Casais de Cima, Casais de Baixo, Quinto do Caralho Mais Novo, Quinto do Caralho Mais Velho e Caralhais, Fisgada passou a pertencer ao concelho do Quinto do Caralho Mais Velho,
Natural de Fisgada é o Almirante das Cricas Jack Buçô o Presidente da República da Testeira e Cricas de Regaladas.

Comentários